Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de março de 2014

RN: 150 cidades em nível ‘muito seco’


A quadra chuvosa está chegando à metade neste fim de março, mas a disponibilidade de recursos hídricos para o consumo humano e restabelecimento da economia agrícola do Estado continua preocupante. De acordo com a “Análise das Chuvas Acumuladas” no primeiro trimestre de 2014, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do  Norte (Emparn), o comportamento da estação invernosa é de “muito seco” em 150 e “seco” em dois dos 167 municípios do Rio Grande do  Norte. Outros 15 municípios estão sem informação, segundo a Emparn.
No entanto, o chefe do  Setor de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, diz que é importante se fazer uma avaliação do comportamento das chuvas mês a mês, porque o volume de chuvas que caiu, realmente, está abaixo da média que anualmente chove na região semiárida.

Quando se analisa o volume de chuvas acumulado nos três primeiros meses do ano, os dados da Emparn mostram que também não há muita alteração do quadro chuvoso. Em janeiro, por exemplo, havia chovido normalmente em 44 municípios potiguares, número que subiu para 77 em fevereiro e caiu para 60 em março.

Fonte: Blog JP
http://blogdojp.com.br/8633

Precipitações pluviométricas Sábado (29/03)

Encanto 15 mm;
FRANCISCO DANTAS 15 mm;
Taboleiro Grande 38 mm;
Viçosa 29 mm;
Patu 05 mm;
Almino Afonso 25 mm;
Lucrécia 10 mm;
Messias Targino 17 mm;
Antônio Martins 45 mm e
João Dias/RN.

Fonte: Blog Nosso Paraná
http://nossoparanarn.blogspot.com.br/2014/03/ocorrencias-policiais-da-regiao_30.html

Precipitações pluviométricas 28/03 (sexta-feira)

Pau dos Ferros 08 mm;
FRANCISCO DANTAS 24 mm;
Paraná 11 mm;
Portalegre 57 mm;
Riacho da Cruz 45 mm;
Taboleiro Grande 30 mm;
Patu 26 mm;
Lucrécia 05 mm;
Almino Afonso 05 mm e 
Messias Targino 35 mm.

Fonte: Blog Nosso Paraná
 http://nossoparanarn.blogspot.com.br/2014/03/ocorrencias-policiais-da-regiao_29.html

sexta-feira, 28 de março de 2014

PMDB fará encontro para apresentar rumos do partido


O PMDB fará uma reunião hoje em Natal, durante a qual deverá ser apresentado os rumos do partido nas eleições deste ano no Rio Grande do Norte. Durante o encontro, deverá ser apresentado o nome do deputado federal Henrique Eduardo Alves como pré-candidato a governador. A reunião está programada para hoje, a partir das 15 horas e atrairá a atenção das lideranças nacionais do partido, como o presidente nacional da legenda, senador Valdir Raupp, e o líder da bancada peemedebista na Câmara, deputado federal Eduardo Cunha. Além deles, o deputado federal João Arruda já confirmou presença.

A solenidade de hoje ocorrerá no hotel Praiamar e os líderes partidários estaduais das legendas que definirão o apoio ao pré-candidato Henrique Eduardo Alves também irão ao evento. Estão sendo aguardados o deputado federal João Maia (PR), que deverá ser pré-candidato a vice-governador na chapa, a vice-prefeita de Natal Wilma de Faria (PSB), que deverá disputar o Senado, e o  presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS). O ministro da Previdência Garibaldi Filho, um dos principais líderes do PMDB no Estado, também já confirmou presença.

Os organizadores do evento programam a abertura para às 15h. Pelo planejamento, terão cinco discursos. A expectativa é de uma participação de filiados aos partidos na capital e no interior.
 
Pré-candidatura

Na semana passada, durante evento do PRB, o deputado federal Henrique Eduardo Alves falou, pela primeira vez publicamente, como provável pré-candidato ao Governo. Ele disse que está “pronto para o desafio”. “Estou pronto para aceitar o desafio de ser candidato a governador”, ressaltou.


O líder peemedebista foi mais além: “Se assim o povo desejar, se assim vocês entenderem, esta é a hora”, declarou Henrique.

O anúncio oficial do deputado federal João Maia como pré-candidato a vice-governador na chapa de Henrique Eduardo Alves será no próximo sábado, dia 5 de abril. O evento ocorrerá no mesmo local da solenidade de hoje, no hotel Praiamar.

APOIO

Essa será a primeira vez que o deputado federal Henrique Alves, com 11 mandatos no Congresso Nacional, buscará o Executivo estadual. Na disputa ao Executivo, o deputado federal Henrique Eduardo Alves já recebeu apoio formal de dois partidos. O presidente nacional do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força, ao participar de evento em Natal anunciou apoio a candidatura do PMDB.

Fonte: Site do Jornal Tribuna do Norte
http://tribunadonorte.com.br/noticia/pmdb-fara-encontro-para-apresentar-rumos-do-partido/277822

Mulher do prefeito cassado será candidata na eleição suplementar de Francisco Dantas

Foto: Blog Raimundinho Duarte

Vice-prefeito cassado do minicípio de Francisco Dantas, Ribeiro (PR) disse hoje ao Blog que o grupo do prefeito cassado, Gilson (PTB), do qual ele faz parte, terá sim, candidato na eleição suplementar de 4 de maio.
A candidata será Aparecida Araújo (DEM), mulher do prefeito cassado.
O vice, segundo Ribeiro, será indicado pelo PR.
A convenção está agendada para 6 de abril.
“Vamos entrar para ganhar como ganhamos em 2008 e 2012″, disse Ribeiro.


Fonte: Blog da Thaisa Galvão
http://www.thaisagalvao.com.br/2014/03/27/mulher-do-prefeito-cassado-sera-candidata-na-eleicao-suplementar-de-francisco-dantas/

Eleição suplementar em município do Alto Oeste terá candidatura única


O município Francisco Dantas, no Alto Oeste potiguar, também terá eleição suplementar no dia 04 de maio. Enquanto em Mossoró se digladiam os grupos opositores, lá haverá chapa única na disputa.
O presidente da Câmara, Wandeilton Bezerra (PTB), que assumiu interinamente a prefeitura com o afastamento de Gilson Dias (PTB), deve disputar o Executivo em chapa formada com o advogado Ênio Monte (PMDB).

Fonte: Blog do Robson Pires
http://www.robsonpiresxerife.com/estado/eleicao-suplementar-em-municipio-do-alto-oeste-tera-candidatura-unica/#.UzVRTj-cB-g

terça-feira, 25 de março de 2014

Seca prolongada no RN leva 95% municípios a situação de emergência

Governo do Estado publicou decreto no Diário Oficial desta terça-feira (25).
Número de cidades em emergência subiu de 150 para 159 com decreto.

 
Moradores de Pilões, RN, relatam dificuldades para conseguir água (Foto: Anderson Barbosa/G1)

O Rio Grande do Norte tem 95% dos municípios em situação de emergência por causa da seca que atinge o estado. Em novo decreto publicado na edição desta terça-feira (25) do Diário Oficial do Estado (DOE), a governadora Rosalba Ciarlini aumentou para 159 o número de cidades que apresentam um quadro de gravidade no abastecimento de água. O último decreto, que colocou 150 municípios em situação de emergência, foi publicado no dia 19 de setembro do ano passado e expirou no último dia 20 de março.
Para decretar situação de emergência, o Estado se baseou ainda em relatórios da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e Companhia de Águas e Esgotos (Caern), além da previsão de chuvas da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) e um parecer técnico da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Os oito municípios que não estão em estado de emergência são Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Macau, Goianinha, Maxaranguape e Rio do Fogo. (A lista das cidades em emergência pode ser vista no fim do texto).

De acordo com o decreto, os principais reservatórios localizados no estado se encontram com armazenamento em torno de 25% a 30% de sua capacidade máxima. A previsão da Emparn é de chuvas com variação entre normal ou abaixo da normalidade para os meses de março, abril e maio deste ano. O órgão informa que das precipitações previstas 45% devem ocorrer dentro da normalidade, 30% abaixo da normalidade e 25% acima da normalidade.

A publicação acrescenta que a zona rural dos municípios permanece afetada com a falta de água para a produção agrícola e pecuária, bem como para o consumo humano e animal. As chuvas, de acordo com o Estado, foram insuficientes para a formação de estoques de água potável nos reservatórios usados pela população.

Veja lista de cidades em estado de emergência

Acari, Arez, Assu, Afonso Bezerra, Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Alto dos Rodrigues, Angicos, Antônio Martins, Apodi, Areia Branca, Baraúna, Baia Formosa, Barcelona, Bento Fernandes, Bodó, Brejinho, Boa Saúde, Bom Jesus, Caiçara do Norte, Canguaretama, Caiçara do Rio do Vento, Caicó, Campo Redondo, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cerro-Corá, Ceará Mirim, Coronel Ezequiel, Campo Grande, Coronel João Pessoa, Cruzeta, Currais Novos, Doutor Severiano, Encanto, Equador, Espírito Santo, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Florânia, FRANCISCO DANTAS, Frutuoso Gomes, Galinhos, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Guamaré, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Ipueira, Itajá, Itaú, Jaçanã, Jandaíra, Janduís, Japi, Jardim de Angicos, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, João Câmara, João Dias, José da Penha, Jucurutu, Jundiá, Lagoa Nova, Lagoa Salgada, Lagoa D'Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lajes Pintadas, Lajes, Lucrécia, Luís Gomes, Macaíba, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Monte das Gameleiras, Monte Alegre, Montanhas, Mossoró, Nova Cruz, Nísia Floresta, Olho D’Água do Borges, Ouro Branco, Passagem, Paraná, Paraú, Parazinho, Parelhas, Passa e Fica, Patu, Pau dos Ferros, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pedro Velho, Pendências, Pilões, Poço Branco, Portalegre, Porto do Mangue, Pureza, Serra Caiada, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Riachuelo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Matos, Santana do Seridó, Santo Antônio, São Bento do Norte, São Bento do Trairi, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Campestre, São José do Seridó, São Miguel do Gostoso, São Miguel, São Paulo do Potengi, São José do Mipibu, São Pedro, São Rafael, São Tomé, São Vicente, Senador Elói de Souza, Senador Georgino Avelino, Serra Negra do Norte, Serra de São Bento, Serra do Mel, Serrinha dos Pintos, Serrinha, Severiano Melo, Sítio Novo, Taboleiro Grande, Taipu, Tangará, Tenente Ananias, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Timbaúba dos Batistas, Tibau do Sul, Touros, Triunfo Potiguar, Umarizal, Upanema, Várzea, Venha Ver, Vila Flor, Viçosa e Vera Cruz.
 

Fonte: Site G1 
http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2014/03/seca-prolongada-no-rn-leva-95-municipios-situacao-de-emergencia.html

Pesquisa aponta que 28 municípios do RN mostram nível considerado alto para o crack



Foi divulgado recentemente pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) um estudo que identificou a presença do crack em 127 dos 167 municípios potiguares pesquisados.
Segundo a CNM, 28 cidades norteriograndenses mostram nível considerado alto ligados a droga. Entre os principais municípios do estado nesta situação estão Mossoró, Santa Cruz, São José do Mipibú, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Ceará-Mirim.

A pesquisa ainda traz que 57 municípios figuram com nível médio, entre eles, Baraúna, Assu, Areia Branca, Caicó, Currais Novos e Parnamirim. O estudo mostra que 42 municípios aparecem com índice baixo de problemas relacionados à circulação da droga.
De acordo com a pesquisa da CNM, 42 cidades não responderam à pesquisa, entre elas Carnaubais. Interessante na pesquisa é que a capital do estado Natal não figura em nenhum dos três níveis disponibilizados. Porém, vários municípios que compõem a região metropolitana têm algum risco com a droga.

A seguir os três níveis apresentados pelo pela pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com as respectivas cidades.
 
Nível Alto
Mossoró – Venha Ver – Riacho de Santana – Caraúbas – Triunfo Potiguar – Tibau – Jardim de Piranhas – Ipanguaçú – Alto do Rodrigues – Parelhas – Jardim do Seridó – Cruzeta – Carnaúbas dos Dantas – Guamaré – São Tomé – Santa Cruz – Caiçara do Norte – Serra Caiada – Bom Jesus – São Pedro – Poço Branco – Lagoa de Pedra – Pedro Velho – Goianinha – São José do Mipibú – São Gonçalo do Amarante – Ceará-Mirim – Macaíba -
 
Nível Médio
Marcelino Vieira – Alexandria – FRANCISCO DANTAS – Frutuoso Gomes – Lucrécia – Umarizal – PortoAlegre – Apodi – Governador Dix-Sept Rosado – Baraúna – Areia Branca – Serra do Mel – Assú – Upanema – Campo Grande – Janduís – Messias Targino – Jucurutu – Caicó – São João do Sabugi – Ouro Branco – Equador – Santana do Seridó – Currais Novo – Cerro Corá – Angicos – Itajá – Antônio Bezerra – Lajes – Santa Cruz – Galinhos – Parazinho – João Câmara – São Paulo do Potengi – Tangará – Monte das Gameleiras – Lagoa D’anta – Santo Antônio – Serrinha – Monte Alegre – Vera Cruz – Touros – São Miguel do Gostoso – Maxaranguape – Parnamirim – Nísia Floresta – Tibau do Sul – Baía Formosa – Canguaretama – Brejinho – Lagoa Salgada – Lajes Pintada – Itajá – Espírito Santo
 
Nível Baixo
Coronel João Pessoa – Paraná – Tenente Ananias – Doutor Severiano – São Miguel – Rafael Fernandes – Alexandria – Martins – Porto do Mangue – São Fernando – Florânia – Currais Novos – Fernando Pedroza – Codó – Jandaíra – Pureza – Pedra Grande – Taipu – Maxaranguape – Jardim de Angicos – Bento Fernandes – Ielmo Marinho – Barcelona – Japi – Sítio Novo – Boa Saúde – Riachuelo.

Fonte: Site do Jornal Gazeta do Oeste
http://www.defato.com/noticias/33226/pesquisa-aponta-que-28-munica-pios-do-rn-mostram-na-vel-considerado-alto-para-o-crack

Outra Eleição


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcou três eleições suplementares para o próximo dia 4 de maio nas seguintes cidades: Mossoró, Carnaubais e Francisco Dantas. Com isso, o Tribunal espera acabar com o suspense que existe, já que essas cidades estão sendo administradas por interinos e resolver o problema do entrave nas administrações que vem prejudicando a população.

Fonte: Site do jornal O Mossoroense
http://www.omossoroense.com.br/index.php/opiniao/noticias-do-interior/62503-e-hora-de-repensar

segunda-feira, 24 de março de 2014

Justiça determina que prefeitura de Francisco Dantas pague adicional noturno a servidor

Sentença proferida pela juíza Ana Orgette de Souza Fernandes Vieira, que responde pela 1ª Vara Cível da Comarca de Pau dos Ferros, deverá garantir recebimento de adicional por trabalho noturno a servidor da prefeitura de Francisco Dantas, município do Alto Oeste potiguar.

O servidor conta que foi contratado em fevereiro de 2000, após ser aprovado em concurso público para o cargo de vigilante. Via Ação Trabalhista, pleiteou o recebimento de adicionais noturnos, em processo que tramitou na Justiça do Trabalho, e que, posteriormente, foi remetido ao Juízo Cível da Comarca de Pau dos Ferros.

A prefeitura defendeu-se alegando prescrição quinquenal dos valores e períodos cobrados. Afirmou, ainda, que o autor jamais trabalhou das 22 às 5 horas, como alegado, mas somente até às 4h da manhã.

Fonte: Site do Jornal Tribuna do Norte
http://blog.tribunadonorte.com.br/panoramapolitico/justica-determina-que-prefeitura-de-francisco-dantas-pague-adicional-noturno-a-servidor/93269



Francisco Dantas: Ministério Público investiga atos administrativos do Ex-prefeito, Epifânio Monte

Enio Monte retorna à política com o apoio do pai, Ex-prefeito Epifânio.

No dia em que o pré-candidato à Prefeito de Francisco Dantas, Vandeilton Bezerra (PTB), anunciou o seu companheiro de chapa, Ex-vereador Enio Monte, para a disputa das eleições suplementares, o MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE instaurou inquérito civil para constatar a possibilidade de ressarcimento ao erário, em face de Epifânio Silvino do Monte, genitor e padrinho político de Enio.

Epifânio Monte foi prefeito da cidade de Francisco Dantas no período de 1997 a 2000 e, durante sua gestão, de acordo com o Inquérito Civil (N°06.2014.00001695-7), de responsabilidade do Promotor de Justiça Mac Lennon Lira dos Santos Leite, existiram, supostamente, irregularidades quanto ao funcionamento fictício da creche do Sítio Serrinha dos Campos; realização fictícia de aterro e terraplanagem na Rua Tibúrcio Rodrigues Torres; pagamento de serviço em açude particular com dinheiro público; desvio de dinheiro na recuperação de mata-burro na entrada da Fazenda Sacramento e recuperação deficiente de cinco escolas da zona rural.

O mencionado Inquérito Civil apura também irregularidades em face do Ex-prefeito Francisco das Chagas, que administrou o município no período compreendido entres os anos de 1992 a 1996.

Frise-se que Ênio Monte foi vereador, no período de 2004 a 2008, e agora retorna à disputa eleitoral, com as bençãos do pai e do Deputado estadual, Gustavo Fernandes (PMDB).

Pelo visto, serão duas grandes missões para o Ex-prefeito Epifânio: emplacar o filho como candidato à vice e provar sua inocência no mencionado Inquérito Civil.

Ouvidos no chão... 


 
Fonte: Blog Política Pauferrense
http://politicapauferrense.blogspot.com.br/2014/03/francisco-dantas-ministerio-publico.html